top of page
  • mkt0395

Lombalgia: a dor na lombar que afeta a qualidade de vida


A lombalgia é uma dor que acomete a região lombar, ou seja, a parte inferior da coluna vertebral, e pode ser mais comum do que se imagina.


Ela pode ser causada por diversos fatores, como erros posturais, excesso de peso, esforços repetitivos, falta de condicionamento físico adequado e até posições inadequadas durante as atividades diárias.


Essa dor pode ocorrer em todas as faixas etárias e pode ser tanto aguda, quando aparece ocasionalmente, quanto crônica, quando se torna repetitiva e persistente.


Quando não tratada corretamente, a lombalgia crônica pode gerar desgastes nos discos intervertebrais e articulações, trazendo ainda mais desconforto.


Para tratar a dor da lombalgia, é necessário inicialmente buscar tratamentos que aliviem os sintomas, como terapias medicamentosas. É importante lembrar que esses medicamentos devem ser avaliados e indicados por profissionais, pois alguns deles possuem efeitos colaterais e podem causar dependência.


Além disso, é fundamental incluir exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e reeducação postural na rotina, principalmente para tratar a forma aguda e evitar que se torne crônica. Em casos mais graves, outras intervenções podem ser utilizadas, como acupuntura, bloqueio de nervo ou até interversão cirúrgica.


Fique atento aos sinais do seu corpo e, caso sinta algum desconforto na região lombar, busque ajuda médica especializada. Com os cuidados adequados, é possível tratar e prevenir a lombalgia.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page