As alterações degenerativas nas articulações interapofisárias afetam boa parte da população idosa, embora possam atingir pessoas de diversas faixas etárias. Essa condição tem início nas articulações em resposta ao envelhecimento e à sobrecarga e pode, progressivamente, afetar as outras estruturas da coluna, como os ossos.
O que são articulações interapofisárias?
As articulações são estruturas formadas por cartilagem, líquidos, ligamentos e outros tecidos que têm a função de proteger a superfície óssea do desgaste decorrente da fricção que ocorre durante o movimento.
Na coluna vertebral, entre cada par de vértebras, existem dois tipos de articulação: as facetas articulares ou interapofisárias, situadas na porção posterior no meio de pequenas saliências ósseas, as apófises.
As articulações interapofisárias são cobertas por cartilagem, um tecido especial que fornece proteção aos ossos, e facilitam o deslizamento dessas estruturas com um líquido, chamado líquido sinovial.
Certas doenças inflamatórias podem danificar tais articulações e expor os ossos vertebrais a um maior risco de serem lesionados. Esses distúrbios são chamados de alterações degenerativas nas articulações interapofisárias.
Quais são as alterações degenerativas nas articulações interapofisárias?
A zigartrose é a alteração degenerativa mais comum nas articulações interapofisárias. Trata-se de uma doença que atinge principalmente mulheres acima dos 60 anos, mas pode ocorrer em pacientes mais jovens e todos os gêneros.
A artrose é uma doença inflamatória que acomete a porção cartilaginosa das articulações e causa sua degeneração. Assim como as demais articulações do corpo com características semelhantes, as interapofisárias estão propensas ao desenvolvimento dessa condição. Quando a porção cartilaginosa das articulações facetárias, chamada faceta articular, é atingida pela artrose, o quadro é denominado zigartrose.
É comum que a degeneração seja maior nas porções da coluna que suportam mais peso e têm maior mobilidade, como partes da coluna cervical e lombar. A artrose na porção torácica não é muito frequente.
Inicialmente, o processo inflamatório ocasiona a degeneração das cartilagens que recobrem as superfícies articulares. Os outros componentes articulares também são afetados e se tornam mais rígidos e frouxos.
Tais alterações aumentam a instabilidade da coluna vertebral e assim, as estruturas ósseas ficam expostas ao desgaste decorrente do movimento, possibilitando a ocorrência de deformações e alterações morfológicas nas vértebras.
Comments