top of page
Foto do escritorTime REACT

Opções de tratamento para apneia do sono


apneia do sono
apneia do sono

A apneia do sono é uma condição na qual a respiração para durante o sono. Afeta aproximadamente 2% dos adultos. O tipo mais comum de apneia do sono ocorre quando os músculos das vias aéreas relaxam demais durante o sono. Isso faz com que as vias aéreas superiores entrem em colapso, bloqueando o fluxo de ar. Como resultado, os níveis de oxigênio caem, causando pressão arterial baixa e outros sintomas.


As opções de tratamento para a apneia do sono podem ser mudanças no estilo de vida (como parar de fumar e evitar bebidas alcoólicas), tratamentos com aparelhos ou procedimentos cirúrgicos.


Alguns cuidados com a saúde ou alterações nos hábitos podem ajudar a amenizar os sintomas da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), entre eles:


  • Mudar a posição de dormir – dormir de barriga para cima está associado ao agravamento de sintomas da AOS. Para quem costuma passar a noite ou boa parte dela nessa posição, o recomendado é uma terapia posicional que ajude a pessoa a dormir em outra posição. Existem também travesseiros ou protetores de cama que ajudam a pessoa a não se virar durante a noite, resolvendo assim o problema.



  • Movimentar a garganta, por exemplo, praticando regularmente exercícios de movimentos repetitivos da língua, palato mole e garganta.


  • Evitar álcool, algumas medicações e parar de fumar – que álcool e cigarro fazem mal, a gente já sabe. No entanto, para quem sofre de apneia, fazer uso desses produtos é ainda pior. Portanto, bebidas alcoólicas e medicamentos sedativos devem ser evitados perto da hora de dormir por pessoas com apneia obstrutiva do sono. O álcool pode acabar aumentando os sintomas do distúrbio pessoa ter AOS.


  • Perder peso – algumas pesquisas mostram que a perda de peso pode levar a uma melhora dos sintomas de AOS e, por isso, os médicos podem recomendar dietas ou exercícios.


0 visualização0 comentário

Komentáře


bottom of page